Com certeza, a cama é um dos protagonistas do quarto. Em razão disso, ela acaba influenciando diretamente no estilo do décor adotado no ambiente. O primeiro aspecto avaliado por todos nós é o look, ou seja, o visual da peça, porém há uma série de outros aspectos importantes que devem ser avaliados para fazer a escolha certa.

Para definir o tamanho ideal da cama, deve-se considerar as proporções do quarto. Em geral, recomenda-se que as distâncias laterais entre a cama e as paredes sejam de 70 cm, chegando no mínimo a 60 cm. Medidas fundamentais para garantir uma circulação confortável.

Ainda quanto às laterais, se uma delas ficar junto ao armário e este não contar com portas de correr, é essencial conferir as medidas que permitirão a sua abertura sem problemas. Caso as portas sejam de correr, é uma questão a menos para se preocupar.

Profissionais não recomendam que a cabeceira da cama fique na parede da janela. Dessa forma, essa disposição deve ser evitada já que restringe o acesso à janela. Além disso, dificulta a escolha da cama, sobretudo em relação a sua cabeceira, e também limita as opções de décor.

Para facilitar a vida no momento da compra do enxoval, opte por camas em tamanhos padrão. As mais comuns no Brasil são cama king americana (193 cm x 203 cm), cama king nacional (186 cm x 198 cm), cama queen (158 cm x 198 cm), cama casal padrão (138 cm x 188 cm) e cama solteiro (88 cm x 188 cm).

Fotos: J Vilhora
Projetos: Arq. Alessandra Luz
Arq. Sergio Astrauskiene
_MG_4724

dormitorio menina 1

J.Vilhora_0369

J.Vilhora_5208