Acabamentos sofisticados garantem elegância aos ambientes de casa

Definitivamente, existe uma série de vantagens ao se optar por adquirir armários sob medida. Inclusive, nós da Primeira Linha já listamos diversas delas para vocês, como melhor aproveitamento do espaço disponível; praticidade, já que são projetados pensando no dia a dia dos moradores da casa; personalização; e, consequentemente, exclusividade.

E pensando especificamente na personalização, esbarramos numa “dificuldade”: a escolha do acabamento….

Com certeza, contar com as inúmeras opções disponíveis não é um ponto negativo. Contudo, essa variedade causa uma certa incerteza, por não sabermos qual é a alternativa mais adequada.

Então, qual é o melhor acabamento? Como optar pelo mais apropriado? O que levar em consideração no momento da escolha? Bem… não há uma resposta única para essas perguntas, afinal, cada ambiente têm suas peculiaridades, sendo indicados diferentes tipos de materiais.

No entanto, podemos citar dois acabamentos bastante utilizados atualmente em armários sob medida: o laminado melamínico e a laca. Veja a seguir as principais características de cada um deles.

O laminado melamínico é popularmente chamado de Formica. Ele conta com várias folhas e resinas entre o acabamento e a madeira, o que garante durabilidade e resistência à umidade, abrasão e impactos. Está disponível em diversas cores e estamparias, inclusive, naquelas que remetem à madeira e ao granito, por exemplo. E também é possível encontrá-lo em diferentes texturas.

A laca é uma película sobre a madeira. Muitos costumam dizer que se trata de uma espécie de pintura. Ela é encontrada em diferentes cores. Além disso, pode ser lisa e fosca, ou ainda apresentar alto brilho, sendo que esta última opção é uma tendência bastante atual. Porém, é um acabamento mais frágil, sendo fácil de arranhar e apresentar marcas.

Tanto a Formica como a laca são fáceis de limpar. Mas a laca pede mais manutenção, já que não é tão resistente quanto o laminado, pedindo, por exemplo, a aplicação de cera para retirar os minimizar os arranhados que podem surgir com o tempo. Mesmo com essa pequena desvantagem, a laca tem um custo mais alto. Em razão disso, em geral, profissionais indicam a laca para ambientes sociais, como salas de estar, e Formica para áreas de trabalho, como as cozinhas.

Fotos: Reprodução
acabamento 5acabamento 4acabamento 3acabamento 1acabamento 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *