Ao decorar a sala de estar, diversos itens devem ser considerados, como sofá, tapete e rack. No entanto, dentre os que geram muitas dúvidas, está a mesa de centro. Qual o tamanho ideal? Qual é o melhor formato? E o material? Essas são algumas perguntas comuns.

Porém, as duas primeiras perguntas que devem ser feitas são: qual o espaço disponível? Ele acomoda uma mesa de centro sem dificultar a circulação? Lembre-se que deve haver de 30 cm a 50 cm entre a mesa de centro e o sofá, e também entre os outros assentos dispostos no ambiente, como poltronas e pufes.

Quanto ao formato da peça, vale considerar o formato da sala para fazer a melhor escolha. Por exemplo, para salas retangulares, mesas retangulares ou ovais são boas opções. Enquanto em espaços quadrados, pode-se apostar em mesas do mesmo formato ou ainda em peças redondas.

As medidas da mesa de centro dependem basicamente das proporções da sala. Mas, é fundamental saber que uma delas não deve variar muito. Trata-se da altura. A altura da peça não deve ser maior do que a dos assentos. Em geral, ela costuma ficar entre 25 cm e 30 cm.

Já quanto ao material, não existem regras rígidas recomendadas. Simplesmente, deve-se pensar em estética e harmonia. Dessa forma, a dica é preferir materiais que combinem com o estilo do décor.

Fotos: Reprodução
mesa 1

mesa 2

mesa 3

mesa 4