Para ter a “cozinha dos sonhos”, é preciso prestar atenção em inúmeros detalhes que garantam ao ambiente não só beleza, mas também praticidade. Com certeza, um deles é a cuba. Existem inúmeros modelos disponíveis no mercado. Por isso, é preciso analisar as necessidades da casa antes de escolher.

Basicamente, para cozinhas, há modelos de sobrepor, semi-encaixe e de embutir. A primeira é tendência, mas a última continua sendo a mais utilizada, sobretudo por ser mais fácil de instalar de forma que não haja vazamentos e que apresente um melhor acabamento. Porém, também é possível fazer o mesmo com as peças de sobrepor.

Tamanhos são inúmeros, sendo possível encontrar vários padrões de acordo com a marca escolhida. 56 x 34 cm, 50 x 50 cm, 50 x 40 cm, 47 x 30 cm, 40 x 34 cm são alguns exemplos. Eles podem contar com válvula de 3,5 polegadas e de 4,5 polegadas. A última é indicada para quem pretende instalar um triturador de alimentos. Também há peças com diversas profundidades.

Quanto ao material, o mais utilizado é o inox, havendo a opção pelo de alto brilho e pelo acetinado (aço inox acetinado). No entanto, existem outras possibilidades, como o Corian, que apresenta como vantagem ser acoplado diretamente ao tampo da pia, dessa forma, não precisando de emenda.

Hoje, também é possível encontrar cubas com acessórios, como área para secagem de alimentos e cestos. Enfim, os modelos são diversos e com inúmeros detalhes. O melhor é procurar uma empresa confiável com profissionais qualificados que ofereçam uma boa orientação para que você possa fazer a melhor escolha.

Fotos: Reprodução
cuba 1

cuba 2

cuba 3

cuba 4