Assim como os armários, o tampo da pia da cozinha tem um papel fundamental no visual desse ambiente. Na verdade, eles se completam, ou seja, nada adianta uma marcenaria requintada com um tampo mal cortado e instalado e vice-versa.

No caso do tampo, além das medidas corretas, considerando comprimento e profundidade do gabinete e posicionamento da(s) pia(s), deve-se …

pensar bem no material empregado, já que existem diversas opções. E como fazer a escolha certa?

É recomendável avaliar quatro aspectos importantes: resistência, durabilidade e praticidade (para a sua limpeza). Depois disso, deve-se analisar cada um deles e, então, relacionar com os hábitos cotidianos daqueles que usam a cozinha.

Dentre os materiais mais utilizados, estão o granito, o mármore, o aglomerado de quartzo, o aço inox e o CorianÒ. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens. O granito, por exemplo, é resiste a impactos e riscos, mas, por se tratar de um material um pouco poroso, possibilita o aparecimento de manchas.

Muitos arquitetos não indicam o uso do mármore por ele apresentar alta porosidade, assim, absorvendo resíduos e manchando com facilidade (mais do que o granito). O aglomerado de quartzo está disponível em diversas tonalidades e possui baixa porosidade, o que evita o aparecimento de manchas, mas não é resistente a altas temperaturas.

Já o aço inox é bastante tolerante ao calor e higiênico, sendo fácil de limpar, além de apresentar preços mais acessíveis. Por outro lado, é um material que risca facilmente. No caso do CorianÒ, vale lembrar que ele apresenta custo mais alto. Porém, por ser um material maleável, possibilita que a cuba e até mesmo outros itens, como uma lixeira, sejam moldados junto ao tampo.

Com essas informações e os hábitos do dia a dia na cozinha em mente, também é importante avaliar o aspecto estético, ou seja, escolher o material que combina melhor com a marcenaria e o estilo do décor. Assim, é possível ter uma cozinha bonita, sofisticada e funcional.

Imagens: Reprodução

material 1 material 2 material 3 material 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *