Definitivamente, é preciso ter cuidado com inúmeros detalhes para ter uma cozinha de “encher os olhos”. No entanto, eles não abrangem apenas aspectos estéticos, afinal, é fundamental ter um espaço prático e funcional. E para isso, deve-se utilizar medidas ergonômicas na disposição dos armários, facilitando seu uso e também a circulação no ambiente.

Entre o fogão e a base do armário superior, por exemplo, é recomendado…..

haver uma distância de 45 a 70 cm. Ela garantirá conforto às pessoas que utilizam o fogão e ainda evitará acidentes, ou seja, elas dificilmente baterão a cabeça nas peças. E justamente por esses mesmos motivos, o armário superior deve apresentar profundidade entre 20 e 40 cm.

Já as medidas do gabinete instalado abaixo da pia deve estar de acordo com a média da altura das pessoas que usarão a cozinha. Logo, a altura do gabinete costuma variar entre 85 e 105 cm. Enquanto a do rodapé apresenta de 10 a 22 cm de altura. Mas, para garantir o emprego dessas medidas e outras medidas, um projeto sob medida é primordial.

Vale lembrar que a instalação dos eletrodomésticos também pede medidas ergonômicas, facilitando, assim, o seu uso no dia a dia. No caso do micro-ondas, por exemplo, ele deve ser colocado na altura dos olhos, podendo ficar em uma altura entre 130 e 145 cm. Se for instalado um exaustor, a distância entre ele e o fogão deve ficar de 50 a 70 cm.

Cuidando dessas e de outras medidas, é possível ter uma cozinha sofisticada e, sobretudo, prática, o que facilitará na rotina da cozinha.

Imagens: Reprodução

medidas 1 medidas 2 medidas 3 medidas 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *