Quando instrumentos musicais invadem o décor

Com certeza, detalhes fazem a diferença no décor. Eles podem aparecer de diversas maneiras, por exemplo, em tonalidades vibrantes que pincelam ambientes com predomínio de cores neutras, em obras de arte destacadas por iluminação especial etc.

Mas gostaríamos de comentar sobre um detalhe em especial que pode agregar beleza e personalidade a diferentes ambientes da casa: o uso de instrumentos musicais como objetos decorativos. Claro que as peças devem ter a ver com a personalidade daqueles que moram na casa para não dar a impressão de algo “forçado”, sem ligação com os moradores.

Violão, guitarra, saxofone, tambor… eles podem ser dispostos em nichos, prateleiras, armários com portas de vidros etc. Para escolher o melhor local, o ideal é contar com um projeto de marcenaria sob medida, já que ele definirá como dispor a peça escolhida de forma que complemente a decoração, podendo até mesmo ser um elemento de destaque.

Continuar lendo

Ícones do design: Poltronas

Com certeza, peças de design garantem um toque refinado a diferentes ambientes. Podem ser desde sofás até luminárias, mas, vamos falar primeiramente de poltronas que se tornaram verdadeiros ícones do design. Definitivamente, podem levar requinte a salas, quartos, home theaters, home offices etc.

Quando se fala em design, é impossível não citar o dinamarquês Arne Jacobsen (1902-1971). Entre seus trabalhos há inúmeras obras reconhecidas mundialmente e que permanecem atuais apesar do passar dos anos, como as poltronas Egg e Swan. Com certeza, ambas funcionam como elemento de destaque em projetos contemporâneos.

Outro modelo que garante sofisticação a qualquer ambiente de casa é a poltrona Barcelona. O alemão naturalizado norte-americano Mies van der Rohe (1886-1969), autor da famosa frase “less is more” (“menos é mais”), assina o desenho da peça. A sua elegância garante charme aos estilos decorativos mais sóbrios.

Continuar lendo

Sofás: Como fazer a escolha certa?

Além de um rack sob medida para a sala de estar, ou mesmo uma estrutura mais completa para o home theater, incluindo também painel para a fixação da televisão, nichos e prateleiras, outro elemento fundamental para esse tipo de ambiente é o sofá.

Existem diversos modelos no mercado, que apresentam diferentes peculiaridades quanto ao estilo, formato, proporção, estrutura, revestimento, cor etc. Então, em meio a tanta oferta, como fazer a escolha certa?

Bem… antes de qualquer coisa, sofás devem ser confortáveis. Logo, vale dar aquela “sentadinha”. Não se sinta constrangido na loja! Segundo, prefira peças que sejam resistentes e tenham fácil manutenção. Além disso, o sofá deve se encaixar no décor de forma harmônica, afinal é um dos protagonistas do ambiente.

Continuar lendo

Tapetes: Como fazer a escolha certa?

A decoração de ambientes exige cuidados com diversos detalhes. E, definitivamente, o conjunto deles é responsável por um visual final bonito e harmônico. Um desses detalhes é o tapete, seja para sala, home office, home theater ou outros cômodos da casa.

Sem dúvidas, na hora de escolher a peça certa, o primeiro aspecto a ser avaliado é o tamanho do ambiente. Ao definir as suas medidas, deve-se lembrar que o tapete influencia na sensação de amplitude. Já em relação à textura, os modelos mais peludos são indicados para cômodos que pedem aconchego, como sala de estar e home theater.

Continuar lendo

A escolha certa da mesa de centro para a sala

Ao decorar a sala de estar, diversos itens devem ser considerados, como sofá, tapete e rack. No entanto, dentre os que geram muitas dúvidas, está a mesa de centro. Qual o tamanho ideal? Qual é o melhor formato? E o material? Essas são algumas perguntas comuns.

Porém, as duas primeiras perguntas que devem ser feitas são: qual o espaço disponível? Ele acomoda uma mesa de centro sem dificultar a circulação? Lembre-se que deve haver de 30 cm a 50 cm entre a mesa de centro e o sofá, e também entre os outros assentos dispostos no ambiente, como poltronas e pufes.

Continuar lendo

Galeria de arte nas paredes de casa

A distribuição de quadros nas paredes de casa está em alta, sendo uma das tendências de 2015. No entanto, o que está em voga são as composições com diversas peças. Hoje, a disposição de único quadro isolado é considerado “old school”, ou seja, está fora de moda.

A composição usando diferentes quadros pode ser usada em diferentes ambientes, como hall de entrada, corredor, sala, quarto… Mas, para obter um bom resultado, é fundamental que o layout seja planejado previamente. Aqueles que começam a colocar os quadros juntos na parede aleatoriamente têm grandes chances de obter um visual desequilibrado e de gosto duvidoso.

Continuar lendo

Couro: mais um tendência de 2015 para o décor

Semana passada comentamos sobre a parede-lousa: umas das tendências de 2015 para o décor. Outra tendência que queremos comentar por aqui é o uso do couro. Na verdade, o couro é um clássico, verdadeiro curinga que não sai de moda.

A tonalidade neutra e a textura natural garantem versatilidade, permitindo o seu uso em diferentes estilos decorativos. Ao mesmo tempo que pode agregar elegância e sofisticação, também pode dar um toque de rusticidade, assim, compondo tanto um visual moderno como clássico. Tudo depende basicamente da forma como é empregado.

Continuar lendo