Definitivamente, não são as medidas que possibilitam a criação de um projeto sofisticado para os diferentes ambientes da casa. Com certeza, espaços pequenos podem ter um visual luxuoso. Para isso, é fundamental saber usar bem a área disponível e empregar truques que proporcionam uma sensação de maior amplitude.

Cada ambiente tem suas peculiaridades e exige o emprego de estratégias distintas. Neste post, falaremos sobre banheiros pequenos. Confira abaixo seis dicas para ampliar e otimizar o espaço disponível nesses ambientes:

1. Marcenaria sob medida – A opção por projetos personalizados de armários garante a otimização da área útil. Eles aproveitam cada cantinho e ainda garantem um visual equilibrado e requintado ao banheiro.

2. Espelhos – É indiscutível que espelhos garantem uma sensação de maior amplitude. Por isso, vale o seu emprego em banheiros pequenos. Pode-se apostar em peças grandes, cobrindo grande parte de uma parede, por exemplo, ou ainda em gabinetes revestidos por espelhos. Mas, cuidado com o exagero, já que ele deixa o visual do ambiente poluído e, até mesmo, cafona.

3. Cores claras – Além dos espelhos, o emprego de uma paleta de cores com tonalidades claras garante uma impressão de ambiente mais amplo, já que tons claros refletem a luz. Logo, branco e tonalidades de bege e cinza, por exemplo, são boas opções. Gosta de cores escuras ou mesmo vibrantes? Coloque-as em detalhes do décor, deixando tons claros predominarem no espaço.

4. Box de vidro transparente – Ao empregar um box de vidro transparente, garante-se a visão do ambiente como um todo, mesmo que a peça esteja separando a área de banho do restante do banheiro. Dessa forma, há uma continuidade visual.

5. Porcelanato – Existem diferentes revestimentos para usar em banheiros e grande parte deles oferece bons resultados. No entanto, vale ressalta que o porcenalato dá uma melhor unidade visual ao piso e/ou às paredes, pois as juntas entre as placas são menores do que as tradicionais cerâmicas, por exemplo, e, portanto, elas não ficam tão visíveis.

6. Menos é mais – Espaços pequenos devem contar com um décor mais clean. Se você encher o banheiro de coisas, ele vai parecer ainda melhor. Não é preciso optar pelo estilo decorativo minimalista obrigatoriamente. Basta apostar em poucos elementos, mesmo que esses sejam chamativos, “encham os olhos”. O visual não precisa ser chato, só precisa ser sóbrio.

Fotos: J Vilhora
Projetos: Arq. Nanci Pedro
Arq. Sérgio Astrauskiene
Arqs. Silvia Silot e Joia Montibeller
Des. Sueli Zapparolli
dica-3-sueli

dica-4-silvia-e-joia

dicas-sergio

dicas-2-arq-nanci