Projetos de marcenaria personalizada apresentam inúmeras vantagens, como otimização de espaço, praticidade, visual único e alto padrão de qualidade. Porém, isso só se aplica a projetos feitos por empresas de know-how e, sobretudo, confiáveis. Além disso, sempre vale a pena ter alguns cuidados, afinal, não custa nada ser cauteloso. Então, para garantir que o projeto dos seus sonhos não se torne um pesadelo, fique atentos aos cinco itens abaixo:

1. Prazo de entrega – Analise racionalmente o prazo de entrega estabelecido e veja se ele é realista. Projetos bem feitos precisam de tempo para serem executados, não acredite em prazos mágicos, por mais que tenha urgência. Lembre-se que atrasos costumam trazer consigo muitos inconvenientes.

2. Material – A qualidade do material utilizado na marcenaria influencia diretamente no seu custo. Muitas vezes, investir em algo mais caro traz uma economia no futuro, já que estará se optando por algo mais duradouro. Também vale saber exatamente o que será utilizado, assim, não haverá surpresas desagradáveis no momento da entrega/instalação dos armários.

3. Custo – Cada projeto personalizado tem um preço específico, afinal, por serem customizados, não há um valor standard. Por isso, qualquer alteração no “meio do caminho” pode elevar o custo. Além disso, procure saber se é possível fazer mudanças após o início da produção dos armários. Pense bem antes de dar o OK final.

4. Garantia – Alguns problemas na marcenaria podem ser percebidos apenas com o uso contínuo dos armários no dia a dia. Antes de fechar a execução do projeto, verifique se é oferecido um período de garantia. Adversidades acontecem, mesmo com empresas confiáveis, o importante é haver disponibilidade pós-venda para resolver possíveis contratempos que venham a acontecer no futuro.

5. Diálogo – Confira se há uma abertura para o diálogo. Esse ponto é importante pois somente ouvindo o cliente e esclarecendo suas dúvidas que as empresas são capazes de criar uma marcenaria que atenda as suas necessidade de forma prática e que, ao mesmo tempo, agrade o seu gosto pessoal. Porém, também esteja aberto a sugestões, afinal, trata-se de um trabalho feito por profissionais qualificados.

Fotos: J Vilhora
Projetos: Arq. Alessandra Luz
Arq. Carolina Vilela
Arq. Nanci Pedro
Arq. Sérgio Astrauskiene
Arq. Thais Kalitin

Thais 1

Arq. Carolina Vilela

Des Sueli Zapparolli

Arq. Alessandra Luz

Alessandra 1

J.Vilhora_0433